segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Comunicação entre a equipe de enfermagem

É de grande importância a comunicação entre a equipe que participa de uma mesma tarefa, é interessante ressaltar que antes de tudo, estaremos tratando de pessoas com com ideologias, valores e inúmeros sentimentos, emfermagem exige o grande desafio de trabalhar em equipe.A comunicação deve ser realizada sempre e principalmente no contato com o cliente, familiares e membros da equipe multiprofissional, deve ser realizada pela cordialidade, orientações ao cliente e familiares, reuniôes de enfermagem, evolução de enfermagem, passagem de plantão e etc. Deve ser comunicado orientações e fatos relevantes ocorridos com o cliente e a família em relação a tratamento, conduta e/ou procedimentos.
A forma de comunicação mais utilizada na enfermagem são a escrita por meio das anotações de enfermagem, também é bem usada a comunicação verbal na passagem de um plantão, é muito importante anotar ou repassar as informações sobre o cliente como por exemplo sinais vitais que jamais devem ser esquecidos.


A equipe de enfermagem é formada  por enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem, sendo que o enfermeiro é o responsável pela coordenação da equipe.

O enfermeiro é um profissional com formação universitária, responsável pelo planejamento da assistência que será prestada ao paciente. É o responsável pelo gerenciamento dos recursos que envolvem essa assistência.

O técnico de enfermagem é um profissional com formação técnica que necessita ter o 2º grau completo e o curso de técnico de enfermagem.

O auxiliar de enfermagem é um profissional com formação técnica que necessita ter o 1º grau completo e o curso de auxiliar de enfermagem.

Todos os profissionais da equipe de enfermagem, devem ter seu registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) do estado onde desenvolvem suas atividades profissionais. A lei do exercício que regulamenta suas ações é a Lei nº 7.498, de 25/6/1986. 

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