sábado, 30 de abril de 2011

Bactérias Multiresistentes

Vamos falar de uma em especial que é a KPC

A bactéria KPC  (Klebsiella pneumoniae Carbapenemase) é um microorganismo que foi modificado geneticamente no ambiente hospitalar e que é resistente aos antibióticos.
A bactéria KPC, foi identificada pela primeira vez nos Estados Unidos no ano 2000, depois de ter sofrido uma mutação genética, gerando uma resistência a vários antibióticos (carbapenêmicos, especialmente) e a grande capacidade de tornar resistentes outras bactérias.
Crianças, idosos, pessoas debilitadas, com doenças crônicas e imunidade baixa ou submetidas a longos períodos de internação hospitalar (dentro ou fora da UTI) correm risco maior de contrair esse tipo de infecção
Transmissão
 Ambiente hospitalar.
Pelo contato com secreções do paciente infectado.
Não havendo o respeito as normas básicas de desinfecção e higiene
Prevenção

Uma higienização correta das mãos inclusive entre os dedos, e também o uso de álcool para desinfecção também altamente recomendado.
Secretaria de Saúde ainda alerta para o uso indiscriminado de antibióticos, que pode fazer efeito contrário e desenvolver resistência orgânica aos medicamentos.
O uso correto dos EPIs.
Desinfecção rotineira dos equipamentos hospitalares.
Esterilização dos instrumentos médico-cirúrgicos.
Só tome antibióticos se forem prescritos sob orientação médica.
Sintomas
Febre
Prostação
Dores no corpo, especialmente na bexiga.
Infecção atinge o trato urinário.
Tosse nos episódios de pneumonia.
Tratamento
Ainda não há informações oficiais específicas sobre o tratamento contra  a infecção através da superbactéria KPC, até porque a infecção ocorre exclusivamente em ambientes hospitalares e a bactéria é resistente aos antibióticos.